terça-feira, 19 de setembro de 2017

DIREITO À OPINIÃO - Helder Salgado

                                 Há sempre alguém que não esquece
Chegado o arranque de mais uma campanha eleitoral, cheia de promessas e de boas vontades (disto... está o Inferno cheio, já a minha avó me dizia), foi muito debatido entre os quatros candidatos à autarquia de Alandroal na Rádio Campanário, o badalado estado da Fortaleza de Juromenha, assim como a Vila em si.
Tanta promessa despoletou, na minha prateleira memorial, duas Obras inacabadas, em  Terena, no  triste ano de 2005, para a Freguesia.

"É UMA PENA" 
N vezes ouvi esta frase dentro de um Edifício, dos mais emblemáticos do Concelho, a Santa Casa da Misericórdia de Terena, Paços do Concelho, até 1836.
Assim
Em 31-12-2003. é subscrito um contrato de Comodato entre a Mesa Administrativa  e o Presidente em exercício, do Município de Alandroal.
Com efeito e ao abrigo daquele contrato, o início da Obra, publicada, em D.R.,  III Série, de 14-06-2005, arranca nesse ano, para terminar pouco depois do seu começo, excetuando a remodelação, ainda a decorrer, da sua dependência, situada na rua de Nossa Senhora, ao abrigo da sétima clausula do citado contrato, para utilização de sanitário público.  
E mais, em 2005. 
Em parceria com o Ministério da Cultura, ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional - Programa Operacional e Regional do Alentejo, o mesmo Presidente, subscreve os arranjos do Castelo e do Santuário de Nossa Senhora da Boa Nova.
1 - Ref.ª  DS-06/2003, aprova o arranjo da cobertura. (a)
2 - Processo DRE/2003/07-01/35829/POP/11677 (C.S:59247), aprova a zona envolvente.
(a) - Vide Vídeo neste Blog, do estado de telhado.
Do processo enumerado em 2, os trabalhos são suspensos, em 2005, por  obras à "revelia" do parecer do IPPAR, e, vergonhosamente, continuam até hoje.
" É uma Pena"
Foi uma pena o esquecimento, no debate, destas duas inacabadas Obras, quando o então Presidente, agora candidato, prometeu um nova infraestrutura para a água da Barragem do Lucefécit, Obras que  ele promoveu e estagnou, provocando um gravíssimo erro turístico, elemento de que tanto fala, parecendo, com a sua omissão, não só fugir à abordagem dessas duas Causas, mas também, provando a sua incapacidade na recuperação das citadas Obras.
"É uma pena"
Mas,  há sempre alguém que não esquece.

Hélder Salgado.
Terena, 19-09-2017.


5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Francisco, envio este comentário em resposta ao Sr. Helder Salgado
Com os melhores cumprimentos
Carlos Tavares

TAMBÉM DIREITO À OPINIÃO
Na verdade caro Helder ainda há gente que não é de memória curta como parece ser o seu caso e na verdade também é o meu, e ainda bem.Isto das memórias tem que se lhe diga, uns tem tendências para arquivar e memorizar umas coisas, já outros não esquecem outras parecidas mas diferentes. Se formos pelas lembranças do que os Autarcas do Alandroal tem prometido e não tem cumprido, teríamos que os acusar a todos de incumprimento, e não só um como o Senhor no seu direito,faz. Com todo o respeito, não me parece limpo e honesto.Na verdade somos todos tendenciosos, uns mais que outros, como se vê.
Carlos Tavares

Helder Salgado disse...

RESPOSTA A UM DESCONHECIDO.

Sr. Carlos Tavares.
"Não me parece limpo e desonesto"
Respondo-lhe com a limpidez e honestidade da minha assinatura.
1 - No contrato de comodato da Santa Casa, com o Município do Alandroal, fui um dos signatários, como 1º outorgante.
2 - Dos dois processos aludidos era presidente do Conselho fiscal na confraria de n. s. da Boa Nova
Se servir nestes coletivos (e não só) o meu Concelho,lhe parece não ser limpo e honesto, ignoro o que seja sujo e desonesto.
Se não acreditar nas minhas afirmações, penso ter à sua disposição o 2º. outorgante do contrato e responsável pelos projetos, então representante oficial.
E, FORA DA SUA PRESENÇA JAMAIS LHE RESPONDEREI.
Resta-me agradecer o ter-me secundado.
Obrigado.
Hélder Salgado
Terena,21-09-2017.


Anónimo disse...

Caro amigo não tenho dúvida em nada do que afirma, o caro Hélder pelos vistos tem motivos para criticar um Ex-autarca que se vai candidatar, e eu também tenho motivos para criticar um outro Ex -autarca que também se vai candidatar e decerto outras pessoas terão também os seus motivos para criticar a atual Presidente que também se vai recandidatar. Todos são humanos e imperfeitos, não vamos aproveitar a proximidade das eleições Autárquicas para fazermos juízos de valores e criticas tendenciosas como é o caso do seu comentário.
Sejamos honesto caro Hélder.

Cumprimentos
Carlos Tavares

Anónimo disse...

«criticar a atual Presidente que também se vai recandidatar»

Criticar em quê? acaso foi desonesta com dinheiros públicos como os outros candidatos a que se refere??

Não misture alhos com bugalhos, fica-lhe mal!

Anónimo disse...


"Criticar em quê? "

Nada, a Senhora fez tudo bem em 4 anos, tudo perfeito e exemplar, por isso nada a criticar a não ser o não ter cumprido metade das coisas que estão escritas no programa eleitoral da CDU e que foram promessas feitas ás pessoas, peço desculpa, mas sou obrigado a criticar quem promete e dá como certezas coisas que depois não faz.Também tenho que criticar o estado e qualidade da nossa água que não chega a muita gente do concelho de forma regular,como é o caso da minha casa onde chega sem pressão e sempre suja, assim como por exemplo pagar na minha factura da água uma coisa que não tenho,resíduos sólidos urbanos, onde vivo a mmmmm ainda tem que ir para um buraco,não existe saneamento básico em locais do Concelho do Alandroal nos dias em que vivemos, estou por isso eu e muitos outros munícipes a sermos roubados pelas leis desta Senhora, pois pagamos um serviço e condições que são de outros.
Está bem assim ou ainda acha que misturo alhos com bugalhos?????

Carlos Tavares