terça-feira, 20 de junho de 2017

Tiago Salgueiro Relata-nos trechos da história de Vila Viçosa

                    A LENDA DA PORTA DO MONGE
Dizem os Calipolenses mais antigos que, para as bandas da Quinta de São Vicente, zona atualmente conhecida por Folharasca de Baixo, ficava a Porta do Monge, que dava acesso, pelos muros da Tapada Real, à Ermida de Santo Eustáquio (edifício situado no topo da colina, visível nas fotografias).
Recordo que o muro de taipa que envolve a Tapada foi construído pelo Duque D. Jaime (4º Duque de Bragança), logo na primeira metade do século XVI. Desde esse período que se criaram aqui gamos, veados, javalis, lobos e raposas… A Ermida de Santo Eustáquio foi construída num local bucólico do couto de caça dos Braganças, anos mais tarde, entre 1625 e 1626, pelo Duque D. Teodósio II. Diz-se que, antes disso, aqui se encontrava uma velha atalaia ou um antigo minarete árabe. Seja como for, a paisagem é deslumbrante. Seria por aqui feito o caminho pelos monges eremitas que circulavam entre a Tapada e a Ermida de Nossa Senhora do Paraíso, onde pernoitavam nas célebres covas, nos séculos XVI e XVII. Este acesso foi entaipado em data incerta. Apenas ficou o pórtico de mármore como memória desses tempos distantes…
A Porta do Monge seria mais um acesso à Tapada de Vila Viçosa, para além das seis entradas ainda hoje existentes na vasta extensão de 18 km de muro: A Porta de São Bento (a principal, a ocidente), a Porta de Santa Bárbara ou Porta Velha, a Porta de Mercandela (ambas a noroeste), a Porta de Santo António (a oriente), a Porta do Ferro (a sul) e a Porta da Albufeira, no extremo oposto à primeira e de saída para a estrada nacional Borba-Elvas.
Agradeço as informações prestadas pelos Srs. Joaquim Jorge e Mário Valério, que me deram todas as indicações para chegar ao local.

 Tiago Salgueiro

Sem comentários: