quinta-feira, 20 de abril de 2017

A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA HOJE PELA RÁDIO DIANA/FM

                   43 ANOS DEPOIS, A ESSÊNCIA NÃO MUDOU
Há 43 anos aproximava-se o fim de uma longa ditadura no nosso país e iniciava-se um processo revolucionário que pôs fim à guerra colonial, que permitiu conquistas e avanços civilizacionais que hoje damos como adquiridos, quantas vezes esquecendo que coisas tão simples como a liberdade de expressão, o salário mínimo ou o direito à greve nos estavam vedados. Foram dezoito meses que correram a uma velocidade alucinante e que nos mostraram um vislumbre do que poderia acontecer se fossemos donos do nosso futuro.
Tratou-se de um processo combatido, desde o seu início, pelos defensores do colonialismo, pelos saudosos do “ordem” dos tempos da ditadura, pelos detentores do poder económico, pela hierarquia religiosa que suportou o anterior regime e naturalmente pelos Estados Unidos que se apressaram a enviar para Portugal o organizador do golpe sangrento que tinha derrubado, meses antes, o governo de Unidade Popular do Chile.
Lembro isto a propósito das comemorações da Revolução de Abril e do cerco que se está a apertar em torno da Venezuela, montado e organizado pelo regime de Washington (para usar uma terminologia que a comunicação social dominante usa relativamente aos governos dos países que estão na sua lista negra).
Na complexa situação existente na Venezuela detectamos a ingerência externa, o boicote económico através da imposição de sanções, o financiamento de uma oposição interna que lhes segue os ditames, a permanente ameaça militar supostamente justificada por considerarem a Venezuela uma ameaça para a segurança nacional e a política externa dos Estados Unidos.
Quando as coisas assumem estas proporções não pode haver lugar a hesitações sobre a quem é devida a solidariedade, a pretexto de ir a reboque do que é “aceitável” pela opinião pública, diariamente envenenada com a versão dos acontecimentos que o regime de Washington entende promover.
Discordâncias sobre este ou aquele caminho escolhido pela revolução bolivariana não podem servir de desculpa para posições de suposta neutralidade ou equidistância, que apenas revelam o oportunismo sempre latente de quem procura a onda mais alta para surfar.
Comemorar Abril também é lembrar como foi organizada a contra-revolução no nosso País, quem a financiou e quem se prestou a ser um joguete nas mãos de interesses alheios aos do povo português.
Comemorar Abril também é voltar a lembrar a genorosa solidariedade com os chilenos exilados que escolheram o Portugal de Abril para continuar a sua luta.
Comemorar Abril também é demonstrar a solidariedade com os venezuelanos que são hoje o alvo de processos historicamente bem conhecidos.
Comemorar Abril também é lembrar o direito inalienável dos povos à autodeterminação e a decidirem em paz e sem ingerências externas o seu destino colectivo.
Também assim se dá sentido e actualidade a Abril como projecto de futuro.
Até para a semana
Eduardo Luciano



Sem comentários: