terça-feira, 6 de dezembro de 2016

DUQUES E CENAS - Rubrica de J.L.N.

                                                                  FACEBOOK
Sim, ando pelo Facebook para escrever o que me parece que devo, para provocar discussões, para dar recados, para abraçar amigos e para despachar os que pensam que são mas não o são. Mas isso sou eu que não tenho qualquer responsabilidade política na minha cidade e no meu concelho. Porque se eu tivesse responsabilidade política na minha cidade e no meu concelho, não utilizava o Facebook para defender posições que, decerto, deveriam ser defendidas em sede própria, nem para divulgar questões de teor pessoal sobre a família e os amigos, provocando, tantas vezes, momentos de constrangimento a quem lê, muito menos para questionar adversários políticos sem que eles possam reagir num ambiente franco e transparente, como se pretende que sejam os ambientes de troca de idéias, ou apenas para acusar e defender a esmo pessoas e ideologias, sem medir as consequências políticas de tais desabafos. Se eu tivesse essa responsabilidade, não usaria esse veículo como jornalinho pessoal, para espalhar intrigas, escarafunchar questiúnculas, reabrir feridas, espalhar desamores como se eu fosse um cidadão comum, igual aos demais, sem responsabilidades políticas na minha cidade e no meu concelho.
Se há uma questão que alguns políticos da nossa cidade ainda não entenderam, após tantos anos de democracia e de governação livre, é a necessidade de uma atitude de estado. E parece-me que com os exemplos dados todos os dias pelo actual Presidente da Republica, não é tão cedo que o vão entender.
À vontade não é à vontadinha e mais vale cair em graça d que ser engraçado, já me dizia o meu velho e saudosa Pai, sempre atento e amigo.
João Luís Nabo “Professor”
In Montemorense Novembro 2016




1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia. Subscrevo integralmente o texto! Uma reflexão muito boa e, cada vez mais, partilhada por gente inteligente e que sabe "ler" a sociedade corretamente. Na política local (normalmente os que estão na oposição), os "politiqueiros" de serviço passam a vida em FACEBOOK's a mandar "postas de pescada", do tipo "masturbação política pessoal", sem qualquer tipo de contraditório, no entanto, não aparecem em sede própria (como diz e muito bem o autor)... Para mim, trate-se de gente cobarde, sem qualquer tipo de sentido mínimo do que é a arte nobre da política! Enfim, mas, as pessoas em geral andam embebidas nesse mar de ilusões, aparências e falsidades que é a "sociedade virtual", onde se descarregam frustrações, invejas e todo o tipo de ofensas...A ofensa banalizou-se através desses veículos...aliás toda a sociedade se encontra banalizada, sem princípios, sem cumprimento da palavra dada, sem quase nada...a não ser ilusões...