segunda-feira, 25 de julho de 2016

SERIA POSSÍVEL NO ALANDROAL?

A foto anexa, publicada no mensário “o Montemorense”, ilustra a notícia «Apresentação de propostas de Intervenção para a área envolvente ao Jardim Público», e mostra a assistência presente no salão nobre da Sociedade Carlista (que não serviu para a apresentação da Companhia independente de Teatro do Alandroal, para exibição de uma peça).

Conforme aqui noticiámos em tarde de muita chuva parte do muro que circundava o Jardim Publico de Montemor ruiu, felizmente sem consequências graves para a integridade física de qualquer munícipe. Face à impossibilidade de restauro do mesmo mantendo a mesma traça, deliberou a Autarquia por intermédio dos seus serviços técnicos elaborar três propostas de projectos que afixou ate ao dia 3 do corrente no átrio da mesma Coletividade para que toda a população os pudesse consultar. Paralelamente na noite de 22 de Junho promoveu uma reunião aberta a todos os interessados, não só para esclarecimento dos projectos em causa, como, e principalmente saber as suas opiniões, esclarecer dúvidas e aceitar sugestões para eventuais alterações.
Sem dúvida uma maneira de chamar todos os Munícipes a colaborar em decisões que uma vez tomadas o serão para sempre.
Tal seria viável no Alandroal, minha terra?
Creio que não.
1º - As divisões políticas por demais evidentes tendem a afastar a população de decisões com incidência no futuro. Veja-se o desinteresse pelas Assembleias Municipais.
2º - Quando tantas vezes por aqui e por outros meios se sugere a criação de Orçamento participativo tem sido o mesmo pura e simplesmente ignorado.
3º - No anterior mandato foi efectivamente criado um Conselho Consultivo, em princípio muito participado e que foi esmorecendo aos poucos até ser na actual legislatura completamente extinto. Tive o privilégio de pertencer ao mesmo e posso afirmar que muitas sugestões ali foram apresentadas e debatidas. No entanto e talvez por o mesmo integrar alguns membros já com uma idade avançada, a par de muitos outros ainda jovens, foi o mesmo de imediato apelidado de reunião dos “velhos do restelo” ou “brigada do reumático”.
Muito mais havia a dizer a propósito não só da inclusão da população por parte das entidades responsáveis, como do desinteresse da mesma por assuntos que lhes dizem respeito. Mas vamos ficar por aqui…

Chico Manuel

1 comentário:

Anónimo disse...

Veja-se o desinteresse pelas Assembleias Municipais.

Mas o FRANCISCO acha que as pessoas estão para ir ás assembleias municipais onde uma boa parte das vezes quem devia lá estar e é pago para isso, falo do executivo e oposição, faltam, e a assistirmos constantemente a comportamentos de conflitos entre quem na verdade não sabe estar e guardar os desentendimentos para sede própria.
A coisa que tem muitos nomes está completamente desacreditada por aqui, no meu caso que sou reformado e até tenho tempo para ir a verdade é que gosto mas com outro tipo de artistas.