quarta-feira, 20 de maio de 2015

DIÁRIAMENTE DAMOS A CONHECER A CRONICA DE OPINIÃO TRANSMITIDA NA DIANA/FM

                                                  O asseio e a cidade

Quarta, 20 Maio 2015
Hoje vou falar-vos de um assunto que diz diretamente respeito a todos quantos vivem na cidade de Évora.
Refiro-me à limpeza e higienização da nossa cidade. Há quem ache que a cidade melhorou significativamente no que a este aspecto diz respeito com o regresso da CDU ao executivo da Câmara Municipal. Pois eu afirmo; não era necessário levar a cabo grandes medidas, para melhorar o estado das “coisas”. Porque os últimos anos da governação socialista na câmara municipal de Évora foram maus de mais, para poderem ser lembrados.
O certo é que Évora sempre fora tida e vista como uma das cidades mais asseadas do país. Recordo-me a este propósito de o meu avô paterno falar desta qualidade com vaidade e orgulho, e, defender que todos tínhamos o dever de preservar esta qualidade. Estou convencido de que a esmagadora maioria dos eborenses referem-se sempre com grande preocupação quando a cidade não prima pelo asseio que lhe é devido.
Não descuro o facto de que hoje em dia, com a inclusão dos movimentos pendulares, as pessoas que aqui se deslocam de manhã e que daqui saem ao final da tarde, a cidade de Évora alberga, todos os dias, mais de 70 000 pessoas. Esta realidade traz novas exigências à governação autárquica. São, portanto, mais pessoas a sujar e a produzir lixo.
No entanto, nas últimas semanas tenho constado que, nalgumas ruas e travessas do centro histórico, papeleiras e o chão, no início da manhã ainda se encontram por limpar. Esta situação não condiz com as exigências de qualquer cidade, muito menos com uma cidade que ostenta a qualidade de património da humanidade. Por isso, urge alterar rapidamente esta situação por óbvias e fundadas razões.
Com efeito, o executivo camarário tem o dever de persuadir os funcionários no sentido de se organizarem para que a limpeza e a recolha do lixo, até às 8H00 da manhã, possa ser realizada, pelo menos no centro histórico. Se isto for conseguido, estou certo que todos beneficiaremos com isso. Os que cá habitam e os que cá exercem as suas atividades económicas. Por outro lado, aqueles que nos vistam trariam mais gente à cidade de Évora, em virtude da boa imagem que daqui levariam.
José Policarpo


1 comentário:

Anónimo disse...

Olha olha.... todos estamos de acordo com o que diz.... faça força, com a influência que tem, junto do poder constituído, para que assim seja. Espero que seja bem sucedido!