quarta-feira, 22 de outubro de 2014

VAMOS FALAR DE CINEMA NO ALANDROAL

Por certo todos aqueles que visitam o Al tejo, já repararam da minha apetência pelo cinema. Prova-o a manutenção da rubrica “Cine Clube Domingos Maria Peças”, e pela frequência com que coloco vídeos alusivos a coisas de cinema.
Desde a adolescência que procurei no cinema o alargar de conhecimentos, ao mesmo tempo que por intermédio do mesmo foi possível aperfeiçoar o aspeto cultural e do saber.
Para quem se habituou desde jovem a “devorar” os filmes do Peças, a deslocar-se com outros amigos a Vila Viçosa para assistir a inesquecíveis projeções, mais tarde assíduo frequentador do Cine Povoense, a não perder uma sessão no desaparecido Salão Central, a ter lugar cativo no Cine Teatro de Reguengos, quando por estas localidades exercia a minha profissão, a ser fiel espectador do Curvo Semedo aqui em Montemor, enquanto o mesmo projetou cinema, não posso deixar de ter uma certa inveja dos meus conterrâneos residentes no Alandroal.
Felizardos é a palavra que me ocorre sempre que aqui dou conhecimento dos filmes que com a devida frequência são projetados no Alandroal.
Já repararam que por exemplo Évora, a capital do distrito, com o encerramento do Centro Comercial Eborim deixou de ter cinema, a não ser o levado a cabo por instituições particulares? Que em Montemor deixou de ser possível ver cinema no Curvo Semedo, motivado pelo desconforto do tamanho do Cine Teatro? Que os habitantes destas localidades para verem Cinema em 3D terão que se deslocar a Setúbal ou ao Montijo?.
Com frequência por aqui aparecem comentários lamentando e insinuando que a oferta cultural no Alandroal se limita ao Cinema. Não é verdade, mas mesmo que assim fosse, não poderia deixar de considerar que não é dado o justo valor à felicidade de ter à mão de semear este meio de cultura.
Certo é que graças às últimas presidências autárquicas o Alandroal pode orgulhar-se de ser uma localidade onde a sétima arte dá cartas. Nabais que criou um excelente espaço físico, dotado das melhores condições de conforto e sonoridade, que dá pelo nome de Forum Cultural Transfronteiriço. Grilo que foi pioneiro na aquisição da mais moderna tecnologia em matéria de projeção com a aquisição de máquina 3D. E por último Mariana Chilra que tem levado a cabo uma programação cinematográfica com a exibição dos filmes mais recentes.
Ir ao Cinema é um meio de integração no mundo que nos rodeia, é aprender, é recordar, é adquirir conhecimentos, é desenvolvimento, é motivo de discussão, de trocar pontos de vista. Ir ao Cinema é ter Vida e saber vivê-la.
Vá ao cinema
Chico Manuel



Sem comentários: