quinta-feira, 18 de setembro de 2014

SÍNTESE DE NOTÍCIAS REFERENTES AO ALENTEJO

O Azeite do Alentejo marcou presença na 1ª Feira Internacional de Negócios em Olivicultura, que se realizou no início do mês, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. O azeite Relíquia, produzido na Vidigueira, arrecadou uma medalha de prata no Concurso de Azeite Virgem.

 O Turismo de Portugal organiza quinta-feira, 18 de setembro, às 14h30, na CCDR do Alentejo, em Évora, a segunda conferência pública para a elaboração de um Plano de Ação para o desenvolvimento do turismo do país e das regiões até 2020, que visa enquadrar as prioridades para a utilização dos fundos comunitários no Turismo.

Vinhos: No Alentejo, a Sogrape espera "uma qualidade excepcional, para a qual contribuíram as reservas de água do solo" e as temperaturas pouco elevadas de Julho e Agosto. A quantidade será semelhante à do ano passado". Também o Esporão, que tem no Alentejo a sua maior propriedade vinícola, prevê "uma colheita com muita qualidade, com uma quantidade média por hectare dentro dos parâmetros normais". A Azamor, que explora a herdade alentejana do Rego, espera "menos quantidade que no ano passado, mas ainda melhor qualidade - com potenciais de álcool de 13,5 a 14% e perfeita acidez, o que é muito raro.

O Município de Estremoz reconheceu esta quarta-feira, 17 de setembro, em reunião de câmara, a Produção de Figurado de Barro de Estremoz como Património Imaterial de Interesse Municipal, processo que vai ainda ser submetido à Assembleia Municipal para finalização do processo de classificação.

 A autarquia de Vila Viçosa deliberou relativamente ao IMI aplicar a taxa mínima que a lei permite, 0.3% para os prédios urbanos, 0,8% para os prédios rústicos e ainda elevar para o triplo a taxa nos casos de prédios que se encontrem devolutos há mais de um ano e de prédios em ruinas.

A Câmara Municipal de Évora e a Universidade irão assinar dentro em breve um acordo de colaboração com vista à otimização de recursos no âmbito de um projeto que visa a reconstituição digital da cidade de Évora.





Sem comentários: