domingo, 27 de julho de 2014

PÁGINA HABITUAL DEDICADA AOS NOSSOS POETAS POPULARES

Versos Diversos
(Poeta que versejando responde a comentários colocados no blogue)

A propósito de um comentário que estranhava a ausência do Poeta “Versos Diversos”


                                                          Reparou na minha ausência,
                                                          Pensei que ninguém notava.
                                                          Eu a pensar que me safava,
                                                          Não me safei... paciência!

                                                          As coisas em que eu me meto...
                                                          Durante ainda mais uns dias,
                                                          Eu estou com outras manias,
                                                          Mas eu voltarei, prometo!

Versos Diversos 

                                                           Maria Antonieta Matos

                                        ÀS VEZES



                                                               Às vezes sou a manhã que aquece o teu rosto!
                                               Às vezes brinco como uma criança!
                                               Às vezes me vislumbro ao olhar do sol-posto!
                                               Às vezes sou no teu dedo, a aliança!
                                              Às vezes sou o ritmar das ondas nas marés,
                                              O campo florido de malmequeres e papoilas, 
                                              para ti acenando, ao sabor do vento,
                                              O perfume da rosa rodopiando no pé!
                                              Às vezes sou o emudecer do momento!

                                              Às vezes sou a chuva que te canta, quando me deito,
                                              a pomba branca que te persegue no espaço de ti sequiosa,
                                              a lua que espreita p´ra te aconchegar!
                                              Às vezes sou o clamor da liberdade para te amar!

                                              Às vezes sou o acordar do rio tecendo quimeras!
                                              O caminho, o desvio de muitas primaveras,
                                              Às vezes sou o sol do Outono, o colorido da época
                                              do romance belo, de tudo o que me cerca!

                                              Às vezes sou a estrela que brilha ofegante e que tu não vês !
                                              Às vezes sou tronco a florir abraçando cada mês !
                                              Às vezes sou o envelhecer, o livro do saber!
                                              Às vezes os netos que beijo no mais formoso enternecer!
                                              E somem as rugas e como a flor sou renascer!

Maria Antonieta Matos 30-06-2014
Pintura do meu amigo Costa Araújo

                                      SENTIMENTO


Procuro a sorte p'lo mundo
Parto com mágoa na alma
Forte aos olhos de todos
Com uma aparente calma

Levo lembranças, saudades
Uma incerteza sem fim
O meu pensar na verdade
Passeia no não e no sim

Choro por dentro receosa
De me iludir, sem regresso
Tenho a garganta ansiosa
Se vou ou não ter sucesso

O meu semblante entristece
À chegada a outro país
Toda a gente desconhece
Quem sou e a minha raiz

Não percebo a linguagem
Me escondo na minha sombra
Nunca estive nesta paragem
O pensamento me assombra

Batendo de porta em porta
Onde possa ir trabalhar
Sou como uma alma morta
Que ninguém vê, a andar

O dinheiro já muito escasso
Longo caminho a percorrer
Vou caindo no fracasso
Já não tenho que comer

Ao ver o pouco que me resta
E não tendo alternativa
Agarro-me na mais dura luta
Dia e noite decidida

Sem um sequer desabafo
A dormir no chão d'um quarto
Em lágrimas assim me desfaço
E este laço não desato

Meu país trago no peito
Oiço o mar, aspiro sabores
Sinto os afagos, o doce leito
A luz, o céu e as suas cores

Pouco apouco instalada
Tomando o rumo na vida
Conto os dias magoada
Na saudade desmedida

Com as férias sempre na mente
Não vejo os meses passar
Para rever a minha gente
Meu Portugal respirar

04-07-2014 Maria Antonieta Matos
Pintura: Google

Sem comentários: